25 março 2018

BOOK HAUL - ORGANIZAÇÃO




"Apenas aquele que lida com suas ideias com leveza as domina, e apenas aquele que domina suas ideias não se torna escravo delas" - Lin Yutang






Comprei esses livros para estudar! Sou uma entusiasta da Organização. Leio tudo que posso sobre gestão do tempo e métodos de melhoria de produtividade, tanto para carreira quanto para vida pessoal. Eu finalmente entendi, através desse estudo, o porquê das pessoas dizerem que não têm tempo. Na verdade, o que falta mesmo é organização em várias áreas da vida, acredite! Isso faz muito sentido. Quer seja uma lista de supermercado, quer seja um ‘schedule’ de viagem, tudo isso minimiza estresse e desperdício de tempo se você tiver foco no que está fazendo, e, isso não é clichê de autoajuda.

Temos que usar a tecnologia ao nosso favor. Eu uso o aplicativo ‘Evernote’ como extensão do meu cérebro, tudo que preciso lembrar depois, coloco lá. Quando preciso resgatar da memória, vou no pesquisador e encontro com facilidade o que anotei como se fosse um bloquinho de nota ou post it. Por exemplo: Confirmação de reservas; locais de eventos; ticket de passagem aérea; contato de médicos, recibos; sites importantes; Eu posso ficar sem rede social, mas não vivo mais sem esse aplicativo!

Eu comecei a me interessar por este assunto por causa do blog Vida Organizada da Thais Godinho, que é uma das especialistas em organização mais completa que eu conheço. Ela lançou esses dois livros abaixo, e já está prestes a lançar o terceiro. 

CASA ORGANIZADA


Já acompanho o blog  10 anos. Leio todos os posts, aproveito as dicas de livros, e tenho sempre insights criativos por conta da dinâmica do blog.

Já estava mais do que na hora de eu comprar os dois livros dessa autora incrível.

O Casa Organizada é um manual para os “bagunceiros de plantão” ou para aqueles que dizem não ter tempo. Entra ano e sai ano, e, a promessa de ser uma pessoa mais organizada perdura, porque sempre damos um jeito de não cumprir.

A Thais explora toda sua experiência em gestão de tempo e desenvolvimento humano. É necessário ter um objetivo e disposição para ser a mudança que esperamos ver no mundo. Tudo começa com atitude. Temos que querer muito!

O leitor tem acesso a uma gama de técnicas, mas, isso requer muita disciplina, é importante entender os seguintes passos que a autora ensina:
1- Destralhar
2-Organizar 
3- Arrumar
4-Manter
5- Curtir

Cada passo é bastante detalhado e com alguns exercícios de fixação. Isso é fundamental! Além disso, a autora ensina a fazer um planejamento anual, que cai como uma luva nesse comecinho de ano, principalmente, para os períodos sazonais que requerem muito equilíbrio financeiro e de tempo.
Vale a pena o estudo. Não é um livro para ler de forma corrida ou deixar empoeirado na estante para ler quando der na teia.


VIDA ORGANIZADA


Outro livro da Thais Godinho é o “Vida Organizada”, título do seu blog. Ele é recheado de dicas e exercícios para quem busca ter mais tempo e organizar a rotina.

Essa obra traz insights para a nossa rotina que vai transformando nossa forma de agir e pensar. Ser uma pessoa organizada ajuda a dizer não para atividades que afogariam nosso tempo, faz parte da realização pessoal de acordo com os objetivos pretendidos.

A autora é bastante enfática quando diz que ser organizado faz bem! Separei algumas vantagens para você começar esse novo lifestyle:

1- Você não perde tempo procurando coisas
2- Você não fica estressado
3- Você não compra o que não precisa
4- Você é feliz com sua casa
5- Suas metas são atingidas
6- Você aprende a não reclamar do tempo
7- Você trabalha melhor
8- Você consegue ir atrás dos seus objetivos
9- Você fica orgulhoso de si mesmo
10- Você consegue cuidar da sua saúde
O livro é prático e objetivo. A leitura é fluida igual ao blog, é como você estivesse de frente com a Thais. Vale a pena ter acesso a esse conhecimento.

A ARTE DE FAZER ACONTECER



GTD (Getting Things Done) "A arte de fazer acontecer de David Allen prega a cultura da organização, gestão do tempo e produtividade.

O livro é técnico ao extremo, você tem que sentar pra ler e tomar notas de tudo para aprender esse novo estilo ou mudança de hábito.

Para quem não tem paciência, não é indicado, pois exige foco e disciplina para capturar, esclarecer, organizar, refletir, engajar.

A parte mais legal do livro é a de check list: Lembretes criativos e construtivos. Pois é um tópico de organização pessoal que merece atenção, pois garante que você não esqueça de nada em determinada área. Você pode incluir:

1- Objetivo de carreira;
2- Família;
3- Relacionamentos;
4- Comunidade;
5- Saúde e energia;
6- Recursos financeiros;
7- Expressão criativa
Para ambiente corporativo, pode-se fazer check list assim, por exemplo:
1- Motivação de equipe;
2- Processos de atendimento;
3- Cronogramas;
5- Escalas de folga;
6- Comunicação
7- Tecnologia

Depois que se aprende a técnica de #GTD a mente se expande e a criatividade aflora, pois fica mais fácil se tornar uma pessoa mais produtiva e responsável, ou melhor, ter uma vida Organizada.
Para nós, que vivemos na correria e absorvemos tantas informações sem dar conta direito.
Mas vou logo avisando: o processo é lento. Tem que ter disposição!

Para comprar os livros é fácil! Basta clicar na imagem que você será direcionado para o site.



Nenhum comentário: