27 outubro 2013

Para Onde Caminha a Humanidade?




Se Maslow  imaginasse que sua pirâmide  da Hierarquia das Necessidades iria virar de cabeça para baixo, ele teria refletido um pouco mais se postaria na comunidade científica.   

Darwin, foi mal aí. Fodeu! 

Quem inventou as palavrinhas mágicas: obrigada, por favor, desculpa e outras que ninguém lembra mais. Valeu! Hoje temos #hastag.

O mundo está convergindo. Saindo do sistema analógico para o digital, da comunicação de massa para  comunicação individual, causando um estrangulamento no  processo de comunicação, que hoje, está ligado às necessidades humanas. Teoricamente há um emissor, um receptor e um canal da mensagem, mas peraí, quem atingir? Quantos likes? Quantos compartilhamentos? Quantos views? Vai ser um hit? Inscreva-se para receber as novidades! 

A necessidade de “Realização pessoal” e de “Estima” estão superiores às necessidades básicas. É possível deixar de ter uma boa alimentação para pagar um carro [quem não deve, não tem], dormir mal para ficar até tarde na internet.  Usar marcas sofisticadas e ter a última versão de smartphone para ser aceito e respeitado por um grupo.

O caso do Enem, onde candidatos publicaram fotos das provas nas redes sociais e foram sumariamente eliminados, mostra claramente, uma tendência  na “evolução humana”, mas para onde caminha a humanidade? Os pais culpam a indústria que fica criando esses eletrônicos para seus filhos, a mídia que divulga e a Dilma, por tudo de ruim que ela herdou, por isso poucos poderão ter o PS4. Neste episódio, também tiveram engraçadinhos que “trollaram” o MEC publicando fotos do ENEM 2012 – gênios! 

Acontece que a convergência traz efeitos colaterais irreversíveis, o contato pessoal está inerte, as pessoas adicionam  umas as outras, mas não se cumprimentam nas ruas. Não leem mais livros e acham que não precisam estudar por terem milhares de seguidores e ganham mais com views do que um professor. [Ah,isso é verdade!].

Pois bem! A humanidade caminha para mediocridade. O que temos hoje é um sistema democrático ultrapassado, sustentando pela miséria. Vai ao  interior do Brasil  e veja o poder do voto! Não falo em melhorias na Educação, Segurança, Saneamento Básico e Saúde de qualidade, Não!  Falo de quem recebe um apoio moral nessas áreas em troca do voto. Se você, da cidade grande, acha que fazer protesto vai mudar alguma coisa...se iluda! você tem oportunidades para estudar, tem água, luz e comida, pode se confrontar com a polícia e usar bandeiras do Anarquismo. Seu inimigo, meu irmão,  é a MISÉRIA! Se por um lado temos o voto obrigatório, por outro, você tem uma moeda valiosíssima.

E o que esperar da geração criada com Ovomaltine? Esta que nunca recebe um “não” dos pais, tem tudo, comem do bom e do melhor [Pelos menos, é o que postam no Instagram] e, o resultado da sua boa educação, é atestar sua burrice no ENEM.

Está ficando muito corriqueiro você ficar sabendo do "fundo" dos outros. É muita gente feliz e de bem com a vida [os psicólogos estão desempregados?], é muita gente viajando e frequentando os melhores lugares [cia áreas estão bem pacas!] é muito #partiu pra pouco raio.

Como toda comunicação tem ruído...deu para me entender?


21 outubro 2013

O Segredo da Madonna




— É segredo. Mas jura que não conta pra ninguém?
— Juro! [Cruza os indicadores e beija. Jura pela alma da mãe, jura por Deus...]


Você com certeza já viveu isso em algum momento da vida. Há pessoas que preferem ser torturadas a revelar um segredo, algumas morrem com eles, mas tem uns e outros que jogam no ventilador sem pena! E, o que dizer então, dos segredos que vão parar na “radio peão”? Pois é!

Quem já leu o “The Secret”, leu por indicação, por modinha ou por ler mesmo!  A Rhonda Byrne poderia está matando, poderia está roubando, mas estava apenas vendendo O Segredo. 

Não é mais segredo para ninguém que Madonna acaba de lançar seu filme “Secret Project Revolution”, desenvolvido em parceria com o fotógrafo Steven Klein.  No Brasil, foi exibido pela primeira vez no Complexo do Alemão na cidade do Rio de Janeiro,e, só foi possível realizar no local por causa do Luciano Hulk que tem grande carinho por essa Comunidade. A própria cantora entrou em contato com ele pedindo a indicação.

Eu estava  na produção como convidada do “Voz das Comunidades” — um portal de notícias que revela todos os segredos deste povo que move o Complexo e que tem grandes exemplos de superação, a saber que é um celeiro de artistas.

Todos esperavam pela presença da Diva, mas ela não apareceu, tão menos seu anfitrião Luciano Hulk. Mas ambos gravaram um vídeo e mandaram uma mensagem aos espectadores, que ficaram muitos satisfeitos de terem o privilégio de serem os primeiros no Brasil  e na América Latina a verem o Filme. 

O projeto da Pop Star é desafiador e pontual. Ela se revela como protagonista de situações de humilhação, intolerância e violência, contextualizando assim a base dos “Direitos Humanos” que precisam ser respeitados no que tange a orientação sexual, liberdade de expressão e práticas religiosas. 

As pessoas presentes puderam contemplar um documentário que retrata firmemente as prisões que o ser humano se coloca  normalmente provocadas pela sua não aceitação coletiva, intimamente ligada às ideologia políticas, costumes, crenças e o preconceito.

O filme traz um “gole de psicodélico”, portanto deixa o observador livre para refletir e imaginar o que seria esse mundo ideal  que podemos ter, e, ao tê-lo, rejeitar. Isso é liberdade!

Estamos vivendo uma revolução no comportamento humano. Desde a forma de comunicação às mais variadas expressões, que outrora, eram centralizadas pelas mídias de massa. Uma convergência de valores e de interatividade que se confrontam em meio a um bando de dados e um mundo de informações, onde todos opinam sobre tudo. Em muitos casos, não há consenso e, vida que segue.