27 outubro 2013

Para Onde Caminha a Humanidade?




Se Maslow  imaginasse que sua pirâmide  da Hierarquia das Necessidades iria virar de cabeça para baixo, ele teria refletido um pouco mais se postaria na comunidade científica.   

Darwin, foi mal aí. Fodeu! 

Quem inventou as palavrinhas mágicas: obrigada, por favor, desculpa e outras que ninguém lembra mais. Valeu! Hoje temos #hastag.

O mundo está convergindo. Saindo do sistema analógico para o digital, da comunicação de massa para  comunicação individual, causando um estrangulamento no  processo de comunicação, que hoje, está ligado às necessidades humanas. Teoricamente há um emissor, um receptor e um canal da mensagem, mas peraí, quem atingir? Quantos likes? Quantos compartilhamentos? Quantos views? Vai ser um hit? Inscreva-se para receber as novidades! 

A necessidade de “Realização pessoal” e de “Estima” estão superiores às necessidades básicas. É possível deixar de ter uma boa alimentação para pagar um carro [quem não deve, não tem], dormir mal para ficar até tarde na internet.  Usar marcas sofisticadas e ter a última versão de smartphone para ser aceito e respeitado por um grupo.

O caso do Enem, onde candidatos publicaram fotos das provas nas redes sociais e foram sumariamente eliminados, mostra claramente, uma tendência  na “evolução humana”, mas para onde caminha a humanidade? Os pais culpam a indústria que fica criando esses eletrônicos para seus filhos, a mídia que divulga e a Dilma, por tudo de ruim que ela herdou, por isso poucos poderão ter o PS4. Neste episódio, também tiveram engraçadinhos que “trollaram” o MEC publicando fotos do ENEM 2012 – gênios! 

Acontece que a convergência traz efeitos colaterais irreversíveis, o contato pessoal está inerte, as pessoas adicionam  umas as outras, mas não se cumprimentam nas ruas. Não leem mais livros e acham que não precisam estudar por terem milhares de seguidores e ganham mais com views do que um professor. [Ah,isso é verdade!].

Pois bem! A humanidade caminha para mediocridade. O que temos hoje é um sistema democrático ultrapassado, sustentando pela miséria. Vai ao  interior do Brasil  e veja o poder do voto! Não falo em melhorias na Educação, Segurança, Saneamento Básico e Saúde de qualidade, Não!  Falo de quem recebe um apoio moral nessas áreas em troca do voto. Se você, da cidade grande, acha que fazer protesto vai mudar alguma coisa...se iluda! você tem oportunidades para estudar, tem água, luz e comida, pode se confrontar com a polícia e usar bandeiras do Anarquismo. Seu inimigo, meu irmão,  é a MISÉRIA! Se por um lado temos o voto obrigatório, por outro, você tem uma moeda valiosíssima.

E o que esperar da geração criada com Ovomaltine? Esta que nunca recebe um “não” dos pais, tem tudo, comem do bom e do melhor [Pelos menos, é o que postam no Instagram] e, o resultado da sua boa educação, é atestar sua burrice no ENEM.

Está ficando muito corriqueiro você ficar sabendo do "fundo" dos outros. É muita gente feliz e de bem com a vida [os psicólogos estão desempregados?], é muita gente viajando e frequentando os melhores lugares [cia áreas estão bem pacas!] é muito #partiu pra pouco raio.

Como toda comunicação tem ruído...deu para me entender?


Um comentário:

mengão2010 disse...

muito bom seu blog alias tem muitas oportunidades de negocios no facebook gostei ha me visite mais vezes acessa aí meus blogs

http://juniorcis.blogspot.com
http://junior-juniorcis.blogspot.com

grato

junior