16 agosto 2006

MARKETING DE EVENTOS

Você deve está se perguntando... O que tem a ver o novo filme do X-MEN com Marketing de eventos? Pois bem, acho que o marketing é um mutante! Lena, você bebeu? Não, eu estou mais sobria que o Vanucci e o Jeremias juntos. Acontece que o marketing está sempre em mutação. Mais uma: Marketing de Eventos.


Na HSM Management 56- maio-Junho/2006 fala que os profissionais de marketing estão cada vez mais apostando em eventos. Uma pesquisa Norte Americana revela que 70% das empresas consideram eventos parte vital da estratégia de marketing, mas apenas 31% tem informações necessárias para avaliar o retorno sobre investimento. Reportagem da Sales & marketing explica por que cada vez mais as empresas recorrem ao marketing de eventos para atingir os clientes como garantem sua eficácia.


A foto do novo filme do X-Men foi só para ilustrar, muito embora tenha acontecido um mega evento de lançamento do novo filme. Na verdade quero enfatizar que o marketing deveria fazer parte da escola de mutantes do Professor Xavier. O marketing tem super poderes: se adapta em diverso mercados, acompanhar tendências, muda percepção das pessoas, transforma o comportamento do consumidor e muda a imagem de uma empresa.




Falando em maketing de Eventos... A HSM MANAGEMENTE, dá algumas dicas:

1- SEJA DONO DO EVENTO, NÃO ALUGUE

Os dias em que as organizações simplemente inseririam seu logotipo nos eventos alheios estão acabando. O marketing de eventos estão estreitamente associados aos patrocínios, mas as empresas começam a concluir que a promoção de eventos próprios traz benefícios exclusivos.

2- GARANTA ENVOLVIMENTO DA EQUIPE

O envolvimento do pessoal interno em eventos voltados para as clientes constitui parte importante do processo de garantir consistência quando os funcionários travam contato com o mercado. A propaganda boca -a boca não acaba com a venda do produto. Se trabalha para um companhia e faz um péssimo atendimento em um serviço com o cliente, pode destruir a reputação da marca da noite para o dia. A combinação de eventos externos com eventos internos tem um benefício adicional: a redução de custos.

3- APRENDA ESTE SEGREDO: BUSQUE O MELHOR LUGAR.




Assim como ocorre com com a propaganda, o local desempenha importância imensa no sucesso de um evento de marketing. Uma boa regra é lembrar que os consumidores tendem a estar mais recptivos a absorver as mensagens associadas as marcas em locais onde isso é esperado. Muitas vezes, isso equivale aos locais a que eles costuma ir para gastar dinheiro, como shoppings centers, eventos esportivos e festivais de verão.

9 comentários:

guilherme roesler disse...

Lena, Parabens! Sua página esta cada vez melhor! Ótimo artigo tambem... Abração, Guilherme.

ps. postei um artigo sobre "Romeu e Julieta" lá no Gazeta. Acho que vai gostar.

De novo, abraços.

mario disse...

Olá
Concordo com o post, maketing é tudo hoje em dia!!!
Gostei do lay novo, ficou bem legal.
Continue me visitando

T+

Tatiana disse...

Interessante a mutação...
Marketing MUTANTE ...assim como mutantes são os eventos promovidos...
Nunca estamos prevenidos para as mudanças que podem ocorrer..rsrs

Pé de Salsa disse...

Olá...
Vemos que procura sempre ser melhor. Tem um Blog interessante e bem diferente.
Tenho andado a ler tudo!

Tony disse...

Antes de mais nada, peço lhe desculpas por nao ter visto o seu comentario em meu blog antes.

foi, literalmente, por acaso, que visitei comentarios antigos e nao havia visto o seu, que lá estava em meu blog, fazendo quase um mes de aniversário, rsrs...

Sobre o post, repito aqui o que postei lá:

É uma tendencia interessante, mas acredito que nao aplica-se totalmente ao Brasil pois nossa realidade é outra, e estes tipos de eventos acabam sendo vistos como "esquentas", seja politico ou de grande movimentaçao economica... e concordo que o mkt é um x-men... eu trabalho na escola p4 [promoçao] mutante Mistica - Publicidade - a das identidades diversas... [heheheheh...]

gostei do espaço.
e sempre que possivel estarei por aqui.
bjao.

José Manuel Dias disse...

Lena

Agora que voltei vim ler com gosto.
Grato pela informaçã.
Bjs

Tony disse...

Gostei do artigo e concordo com os pontos citados... é uma tendencia interessante, mas acredito que nao aplica-se totalmente ao Brasil pois nossa realidade é outra, e estes tipos de eventos acabam sendo vistos como "esquentas", seja politico ou de grande movimentaçao economica... e concordo que o mkt é um x-men... eu trabalho na escola p4 [promoçao] mutante Mistica - Publicidade - a das identidades diversas... [heheheheh...]

Passarim disse...

Lena,

Obrigado pela visita. Então como profissional de Marketing e escritora vc tem consciência de sua importância na Blogosfera. Cada um de nós está ligado a uma comunidade, seja profissional, religiosa, desportista, cultural, etc., onde discutimos e aqui repercutimos essa discussão, contribuindo, conscientes ou não, para a formação do pensamento nacional. Pensamos diferentes, mas sonhamos o mesmo sonho. Queremos o mesmo para todos, um País onde haja liberdade e oportunidade iguais para todos. Se sonharmos o mesmo sonho e queremos o mesmo para todos, então podemos juntos realizar a mudança para a transformação em benefício de todos. Basta nos unirmos para este objetivo, transformando esta nossa rede em uma corrente resistente, solidária e capaz de mudar para transformar. Parabéns pelo seu blog é excelente, ou mais. Abs. Jarbas

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado