21 agosto 2006

EFEITO FANTÁSTICO


Nas postagens anteriores você pode conferir abordagens rápidas sobre a contaminação da sociedade pelos modismos desenfreados . Nem preciso repetir o que falei sobre sexualidade, corrupção, lixo cultural entre outras. Nesta postagem vou abordar o “Efeito Fantástico”.
Quando o assunto é: Adolescentes! As matérias são muito previsíveis. Geralmente falam de jovens rebeldes, cheios de conflitos, participantes de uma tribo urbana, que falam gírias, escrevem em blogs, etc e tal. Temos uma modelo padrão de adolescente segundo a cabeça de formadores de opiniões.
Estes dias, estava relembrando minha adolescência... Digo com muita convicção, eu era uma adolescente careta, nunca precisei fumar, consumir bebida alcoólica ou usar drogas para impressionar os amigos. Nunca aborreci meus pais ou elevei o tom de voz para entrar em conflitos. Eles sempre me ensinaram valororizar a vida, as coisas e os estudos.Na minha época, respeitar os pais e as pessoas mais velhas era uma virtude, hoje, não sei se a palavra respeito tem algum sentido.
O que vemos hoje é o “Efeito Fantástico”. Hoje no Fantástico... Uma pesquisa revela: Cresce o número de Adolescentes que estão se tatuando e usando piercing. Adolescentes estão cada vez menos levando a sério o namoro. O que está levando adolescentes de classe média se envolver com drogas e em crimes.
Um mês depois...

Hoje no Fantástico...Uma pesquisa revela: Diminui o número de Adolescentes que estão se tatuando e usando piercing. Adolescentes estão cada vez mais levando a sério, o namoro. Adolescentes de classe média estão descobrindo como não se envolver com drogas e delitos.
 
Perceba a sutileza, não se trata destas pesquisas fictícias que acabei de citar, mas da contradição que existe quando divulgam uma tendência ou modismo. Não é preciso ser dotado de conhecimento para analisar os programas da TV aberta, são extremamente contraditórios. 
 
Você vai ver no Fantástico...

Cientistas descobriram que a primeira roda era quadrada... Você vai ver no Fantástico... Como os especialistas de marketing estão fazendo para reinventar a roda... Entendeu?

5 comentários:

Tony disse...

Exato.
"Temos uma modelo padrão de adolescente segundo a cabeça de formadores de opiniões."

assim, fica mais fácil pra vc deixar a cabeça dessa nova geraçao vazia, ele vao praonde aonde levar... vejo isso bem pelo bando q faz facul comigo... viram "o aprendiz" e lá estão... seu post foi mto bom... tbm passei por uma educaçao de verdade, a tv nem me faz falta nem me foi companhia educativa...

bjo e boa semana pra ti...

Lena Casas Novas disse...

Obrigada pela visita gentil lá no blog.
Quanto ao Fantástico, eu não assisto, não posso opinar, realmente, mas os progamas da televisão aberta, exceto jornais, são bastante ruins sim, :).

marconi leal disse...

Muito bom, Lena. Bela sacada! Beijos.

claudio célio rodrigues disse...

OI Lena, vim retribuir sua visita aos meus bregueços. De fato sou um maranhense migrante. Moro no Rio de Janeiro. E bregueço é uma palavra nossa, da Terra das Palmeiras. Adorei teu blog. Posso colocá-lo nos meus preferidos?

monalisa marquez disse...

Lena. Sinceramente, voce conseguiu me calar.
Nao que a minha opiniao seja contraria a sua, longe disso!, mas porque fez vir a tona milhares de pensamentos em minha cabeca, e nao estou conseguindo exterioriza-los.

Desculpe-me pelo teclado desconfigurado.

E parabens de verdade pelo texto.
Verdadeiros escandalos que sao encobertados...
Que merda.

Abracos.
:)