01 abril 2011

TRANSFORMANDO O LIXO CULTURAL
[Exposto no Museu de Arte de Israel.]
Sabe aquele domingo de folga em que você está louco para descansar, deitar no sofá e ligar a televisão? Pois é... Às vezes, ele acaba se tornando um tédio, você fica tentando procurar algo para assistir e não acha. Desforra toda sua raiva no controle remoto e atira-o contra parede. Fica sem entretenimento, porque não passou na locadora para pegar aquele último lançamento de DVD. A única saída é ler uma revista ou livro, navegar na Internet, brincar com as crianças, dar banho no cachorro ou sei lá... Domingo é o pior dia para assistir televisão, pois ficamos com o lixo televisivo acumulado da semana.

Mas o mau cheiro é exalado pela sala, quando se fala em educação, pois a programação da TV aberta está carente. Algo educativo pode ser encontrado para as crianças na TV a cabo, mas quem não tem dinheiro para adquirir a assinatura fica a deriva ou apela para “TV gato” ou “gato net”, como são conhecidas dentro das comunidades carentes. 

Quando faremos a transformação do lixo cultural?

Quando deixarmos de assistir novelas que valorizam a infidelidade, a hipocrisia e a prostituição. Quando alguns programas de TV forem produzidos por pessoas competentes que apresentem programas culturais plausíveis. Quando crianças deixarem de ser erotizadas por propagandas de forte apelo sexual, enfim, quando muitas pessoas fugirem do conformismo e deixarem de ser contaminadas pelo lixo transmitido por várias emissoras.

É mais fácil trazer programas de TV pré-fabricados da europa e américa do norte, culturas importadas. Não venha me falar em patriotismo. O que temos hoje? Brasileiros que já se naturalizam americanos, espanhóis e etc.

Muitos brasileiros parecem pinto no lixo quando contemplam novas idéias americanas e européias nos meios de comunicação, as pessoas compram qualquer barulho para não sair da moda, ou pelos menos, para permanecerem nelas.

Vejam a imagem acima, se todo monte de lixo fosse transformado em arte, como seria o Brasil? O que você espera para o futuro do Brasil?
Este camarada aqui: Ariano Suassuna vai muito além... da minha indignação.

[REPOSTAGEM:24/03/2007]

"Se chegar mais perto..."

18 comentários:

Henrique Luna (Rico) disse...

Olá Lena... ah, que legal vc ter passado por lá e ter gostado..apareça sempre que quiser :)

Pois então vou dizer tbm que a recíproca é verdadeira, pq gostei muito daqui tbm... Eu concordo contigo na hora..tv no domingo é um saco! Não tenho paciência com Faustão e Gugus da vida...quem tem sua tv a cabo pode respirar e se safar dessa programação chata...ou pegar um dvd. O problema é que haja dinheiro pra todo final de semana torrar com filme, uma saída, uma programação diferente.

Oh vida, oh céus..rssss

Beijos

Dora disse...

Oi, Lena. Fui ler sobre sanguessugas lá no outro espaço e voltei!! rs
Muito interessante seu blog. Você começa um assunto e de, repente, envolve a gente em outro...e em outro...
Sobre ver TV, no domingo, só os canais de assinatura. Vou lhe contar, o melhor emprego de dinheiro que já fiz nos últimos tempos...rs Não há filme bom nas locadoras(por incrível que pareça...), muitas vezes, mas, sempre há um canal bom para se escolher, entre tantos de que dispõe a TV paga.
Vou contnuar minha peregrinação pelos blogs. Gosto de explorar aqui na Net...novos caminhos.
Abraço.
Dora Vilela.

Marce disse...

Oi Lena, agradeço e retribuo a visita.
Curti a idéia do teu portal... e vc tem toda razão, nossa TV esta totalmente recheada de porcarias, não existem mais opções...
Um beijo e retorne sempre que sentir vontade.

Matilda Penna disse...

Obrigada pela visita e concordo sim, domingo é mesmo dia de televisão desligada, existem muitas outras coisas mais divertidas para se fazer, já que é realmente o pior dia para se assistir qualquer coisa boa, :).

Lara disse...

HUm...com certeza, tv no domingo é difícil de encarar.Adorei o seu blog! T+

Vinícius Lírio disse...

valeu por passar no Personal...

realmente domingo é um dos piores dia da semana pra mim. salvo nos verões, durante o dia, pq quando chega a noite e lembro que tenho que ir trabalhar na segunda cedo... oh meu Deus...

mas enfim... procuremos vivê-los da melhor forma possivel, afinal eles existem, junto com seu tédio e tudo mais que lhe é pertinente...

abraço
continua passando no personal, viu?!

Jan Michael disse...

Olá! Muito obrigado pelo seu comentário! Gostei do blog, mas não entendi muito bem a proposta: é um blog comunitário ou um tipo de revista eletrônica? Cliquei no "leia mais" do "falando em entretenimento" e fui transportado pra outro lugar quando achava que leria mais sobre o assunto. Não entendi. Bom, mesmo assim gostei. Domingo é um dia de preguiça geral, acredito eu. Porém, confiar na tv aberta brasileira pra se entreter principalmente aos domingos é a maior furada. Boa sorte domingo que vem! ;)

Jan Michael disse...

Ah, esqueci de falar: a foto é um post a parte! =)

Edu Cohen disse...

Eu gosto de domingo... é dia de se dormir até meio-dia, almoçar tarde, ver um filminho, namorar... ou seja, extravasar tudo que vc queria fazer durante a semana mas não teve tempo.
Abração!

diniz disse...

seu blog é bacana , agradeço a visita . Não conhecia blogs patrocinados , acho uma excelente idéia .

Marco Antonio disse...

Concordo... Temos programas de auditórios que só se preoculpam em falar bem de suas emissoras..

Marco Antonio disse...

Aliás,

"A Globo quando não está falando mal dos outros está falando bem dela...."

Sraake disse...

Eu já tinha visto essa foto. É bem interessante mesmo!
Bjos!

Tito Von Brauner e Pierre Settel disse...

Domingo é uma merda msm :((

Tito Von Brauner e Pierre Settel disse...

Domingo é uma merda msm :((

Toni disse...

além do que voce citou, a tv brasileira é um retrado projetado das sensações que afligem os brasileiros. Estes já se acostumaram a ver sua vida atraves da telinha, por isso ainda o alto indice de ibope para as novelas... entre outros exemplos.

Bjs

Guilherme disse...

Lena,

o lixo, infelizmente, agrada a muitas pessosas.

O fato é que existe lixo porque queremos ver porcarias. Do contrario, a audiencia seria pequena.

Queremos consumir lixo, essa é a verdade.

A solução seria melhorar as pessoas. A tv é uma consequencia, e não uma causa.

Abraços, Gr

Paulo: Osrevni disse...

Caramba, essa instalação é simplesmente genial!